quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

BOCA SECA A LA POWER TRIO



Release 2008 – por Yuno Silva

INGREDIENTES

Toneladas de Samba
Generosas doses de Rock
Filés suculentos de Funk
Pitadas de Reggae Roots
Molho Dub
E Soul a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela funda de barro, junte todos os ingredientes e refogue com azeite, Pink Floyd, Ray Charles e Led Zeppelin. Mantenha o fogo alto e acrescente Tim Maia, Chico Science e Gerson King Combo. Continue mexendo. Mexa sempre em movimentos contínuos e sinuosos até atingir o ponto - você vai saber quando chegar a hora certa! Em seguida misture aos poucos Jorge Ben, Mundo Livre e Mutantes, polvilhe com Groove e especiarias locais (General Junkie, Brigitte Beréu e Sangueblues) levando ao forno pré-aquecido por 30 minutos.

Sirva quente e em doses cavalares, pois a receita acompanha qualquer ocasião e não há registros científicos de super dosagem. Sem contra-indicações, a Orquestra Boca Seca causa efeitos diversos em pessoas com tendências a diversão crônica, ataques incontroláveis de alto astral e desejos lícitos de bons momentos dançantes.

Atacando incautos com pedradas como “Animal” e “Não sei se você sabe” (escolhida como tema do primeiro vídeo clipe da banda), sambinhas modernosos do naipe de “Dando um Tempo” ou a blueseira “Deus e o Diabo na Cidade do Sol”, o trio formado por Fabão Rocha (guitarra e voz), Jordan Santiago (baixo) e Pablo Jorge (bateria) está pronto para cair na estrada e no paladar daqueles que gostam de ‘cantar-e-dançar junto’.

RETROSPECTIVA

O Boca Seca surgiu em 2003 entre um ensaio e outro da banda de reggae Moonganjah, quando o então tecladista Fabão Rocha dava seus primeiros passos como frontman. Sob influência da faceta mais suingada da Black Music, Fabão embarcou com alguns parceiros em busca da essência do legítimo samba-rock e nunca mais voltou...

No ano seguinte (2004), mudanças na formação elevaram a patente do Trio para Orquestra e o grupo passou a experimentar novas texturas e sonoridades sem receio de acertar errando: duas ou três guitarras, baixo, bateria, cavaquinho, percussão, teclados e quem mais entrasse no clima.
Com essa nova configuração, a Orquestra Boca Seca atravessou praticamente todo o ano de 2005 ensaiando covers e fazendo pequenos shows para os amigos mais chegados – principalmente no saudoso Fósforo Bar. Nessa época Jordan Santiago assumiu definitivamente o baixo e passou a incentivar o desenvolvimento de um repertório autoral.

Em 2006 a banda passa por novas mudanças na formação, e aproveita a pequena pausa para lançar seu primeiro EP com sete músicas próprias. O trabalho chamou atenção e o grupo foi indicado como Revelação no Prêmio Hangar de Música.

Entre 2006 e 2007 abriram shows de bandas nacionais como Los Hermanos, Paralamas do Sucesso, Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, Adão Negro (BA) e Eddie (PE). Também dividiram o palco com DuSouto (RN), Chico Correa & Eletronic Band (PB), Lado 2 Estéreo (PI), Macaco Bong (MT), Relespública (PR), Coletivo Rádio Cipó (PA), Filhos da Judith (RJ), NêguEdmundo (RN) e Moonganjah (RN).

Após participar dos Festivais Mada 2007 e MPBeco, a Orquestra se reorganiza em Power Trio e engrena de vez: passa a promover uma concorrida temporada no Espaço Cultural Calígula, Ribeira, e já garantiu vaga no Festival Nordeste Independente – que acontece em março de 2008 no DoSol Rock Bar.

Nesse início de 2008 se apresentaram no Carnaval Multicultural de Natal, lançaram o vídeo clipe da música “Não sei se você sabe” – durante nova temporada shows no Calígula – e planejam cair na estrada para tocar em Recife, Brasília e Fortaleza.

MÚSICAS DO EP
1. Tema da auto-ajuda (Jordan Santiago)
2. Animal (Jordan Santiago)
3. Dando um tempo (Jordan Santiago)
4. Deus e o Diabo na Cidade do Sol (Fabão Rocha e Romildo Soares)
5. Não sei se você sabe (Jordan Santiago)
6. Samba rock do superficial (Jordan Santiago)
7. Vai se for... (Jordan Santiago)

Nenhum comentário: